(62) 3877-3223 / (62) 3089-5400

Sobre o COPE

Sobre o COPE

Conheça Nossa História

O Sistema de Ensino COPE - COLÉGIO PREPARAENEM utiliza em seus materiais uma metodologia única e transformadora. Preocupamos primeiramente com o aprendizado e, em seguida, com o ensino. Vale ressaltar que quando nós, professores, ensinamos, não temos a garantia de que os alunos compreenderam. No entanto, quando criamos um ambiente propício ao desenvolvimento de suas habilidades e competências, realizamos nosso papel de facilitadores, direcionadores e condutores de uma educação fundamentada na iniciativa do aluno. Nosso intuito é criar uma cultura de estudo, para que o estudante não se engaje apenas em obter bons resultados nas avaliações, mas, acima de tudo, aprimore-se em todos os sentidos da vida, ampliando seu comprometimento com a cidadania e expandindo sua consciência.

Nossa tradição escolar ainda tem muito do enciclopedismo iluminista. Muitos educadores acreditam que devem fazer com que cada aluno absorva todo o conhecimento que existe no mundo. Isso, na era da informação, não é mais possível. A fórmula para o professor que quer estar em sintonia com seu tempo e levar muito mais alunos ao sucesso escolar é fazer com que cada aluno acumule conhecimentos específicos e de mais alta relevância, ensiná-lo a “aprender” e, a partir daí, utilizar recursos para que eles desenvolvam a capacidade cognitiva de interpretar textos, solucionar problemas e relacionar diferentes áreas do conhecimento.

Aquele que consegue fazer coisas difíceis parecerem fáceis é um educador."

Ralph Waldo Emerson
Missão

Missão

Nossa missão é a de contribuir para a formação do ser humano de maneira integral, ou seja, preparar o educando com sólido aprendizado acadêmico e com equilíbrio das habilidades afetivas, éticas, morais e espirituais.

Visão

Visão

O COPE - COLÉGIO PREPARAENEM tem um foco: ser a referência em Cursos Preparatórios no Brasil. Para tal, nos mantemos na vanguarda da gestão das tecnologias educacionais e dos processos pedagógicos. Isto nos inspira ao aperfeiçoamento constante.

Valores

Valores

Excelência em conteúdo, ensino, inovação e absoluta qualidade na prestação de nossos serviços.

Em agosto de 2013, pela união dos professores Alexandre Pullig, Gilberto Augusto, Cristiano Siqueira e o empresário Luiz Antônio Brito, surge o COPE - COLÉGIO PREPARAENEM. Um Grupo com o objetivo de atender a uma nova geração de estudantes. Estamos alinhados com o que há de mais moderno na educação e temos as soluções didático-pedagógicas para os dias atuais: motivação, foco e disciplina.

Para que possamos exigir resultados de nossos alunos, precisamos, primeiramente, oferecer-lhes todas as condições para que eles respondam da melhor maneira possível. Nosso sistema de ensino é inovador e de alta qualidade. Contamos com um vasto material didático, que direciona o estudante para os conteúdos mais abordados no Enem (explorando as competências e habilidades mais exigidas nos últimos 5 anos) e o principal: uma Equipe de Especialistas no assunto, proporcionando aulas inesquecíveis e aprendizado para toda a vida. O futuro é agora! A vida exige novas soluções para novos tempos.

"Vocês são loucos". “UFG nem utiliza o Enem”. “Enem não tem credibilidade”. “Não vai virar”. “Depende de momentos políticos”.

Essas e outras vozes se levantaram quando decidimos empreender um curso preparatório diferenciado para o Enem. Escutamos de tudo ao demonstrarmos nosso desejo de entrar em um mercado ainda pouco explorado pelas escolas de Goiânia. Para muitos, o COPE - COLÉGIO PREPARAENEM era uma "aventura", cercada de riscos e desconfianças. No entanto, não perdemos o nosso precioso tempo pensando nos pontos negativos. Queríamos inovar, mudar e tínhamos a certeza de que o projeto daria muito certo, sobretudo porque investiríamos não apenas tempo e dinheiro, mas as nossas vidas!

Gostávamos muito de escutar que éramos loucos. Geralmente os "loucos" enfrentam os problemas que as pessoas “comuns” evitam, portanto, aquilo que poderia ser desmotivador para muitos foi a mola propulsora de nossa realização, pois acreditávamos em nosso trabalho e na necessidade de iniciar o "movimento Enem" no Centro-oeste.

Lançamos o projeto COPE - COLÉGIO PREPARAENEM em 2013. O primeiro curso preparatório voltado exclusivamente para o Enem em Goiânia. Despretensiosamente, nosso curso era ministrado apenas aos domingos, no auditório de um shopping.

Em agosto de 2013, iniciamos nossa árdua, porém prazerosa, jornada. Foram muitas noites em claro, na casa dos sócios, na nossa Editora, no Frans café e em qualquer lugar que nos permitisse conversar e discutir nosso projeto. Foram dias de intenso trabalho e ansiedade, nos quais nos dividíamos entre o desejo de realização da empreitada e o reconhecimento das dificuldades que certamente enfrentaríamos. Faltando apenas uma semana para a primeira aula, a ser aplicada no domingo, 18 de agosto de 2013, tínhamos apenas 4 alunos matriculados. A expectativa era de, no mínimo, 50 alunos. E agora?! Sem hesitação, prosseguimos com o trabalho, torcemos bastante e aguardamos.

Na segunda-feira seguinte, fizemos mais 6 matrículas. Tínhamos então 10 alunos! No outro dia, mais 10 alunos fizeram matrícula. Dobramos! "Vai dar certo!". Resumindo, a 12 horas do início das aulas, conseguimos bater nossa meta de 50 alunos, na verdade, fomos um “pouquinho” além do esperado: 500 alunos matriculados! Isso mesmo, nós tínhamos QUINHENTOS alunos!

De fato, não estávamos preparados para tudo aquilo. Passamos a noite anterior em claro, na gráfica, rodando mais material. A aula começava às 8 horas da manhã e às 6 terminamos o trabalho. Após sairmos da gráfica, pausa rápida para um café e um banho e estávamos prontos para iniciar o projeto que mudaria definitivamente nossas vidas.

O COPE - COLÉGIO PREPARAENEM foi um fenômeno. 26 de agosto, logo após a estreia das aulas, foi marcante. O primeiro dia do resto de nossas vidas! Falava-se em COPE - COLÉGIO PREPARAENEM por todos os cantos do Estado. Além de Goiânia, tínhamos alunos de Rio Verde, Morrinhos, Uruaçu e outras cidades do interior. Nas escolas, nas salas dos professores, nos corredores, o assunto era um só: o sucesso meteórico do mais novo projeto educacional da cidade.

Como a Universidade Federal de Goiás (UFG) não havia aderido ainda, de maneira expressiva, ao Enem, as escolas não se importavam muito com o Exame. Lembramo-nos muito bem do dia 23 de setembro de 2013, quando a UFG lança o edital do concurso do final do ano, vestibular 2014/1, com a incrível notícia: 50% das vagas seriam destinadas aos aprovados pelo Enem! Este fato nos proporcionou um momento de extrema felicidade seguido de intensa reflexão.

Quando montamos o COPE - COLÉGIO PREPARAENEM, queríamos muito mais que um resultado financeiro, buscávamos realizar nosso sonho de educadores, que era o de promover uma verdadeira transformação na educação. Mudar, ainda que fosse um pouquinho, a vida das pessoas. E para nós aquela era uma resposta de que tínhamos, de fato, feito a escolha certa.

Evidentemente que, depois disso, nenhuma outra escola soltava um outdoor sem falar que preparava seus alunos para o Enem. Contudo, a bandeira do pioneirismo era nossa e isso ninguém nos tiraria. Quase um ano depois, no segundo semestre de 2014, o COPE - COLÉGIO PREPARAENEM lançou seu Semiextensivo, aulas de segunda a sábado, já totalmente reformuladas para as novas exigências do Enem.

As mudanças foram grandes. Passamos do auditório de um shopping para um grande prédio, com mais de 10 salas de aula, situado em uma região nobre da cidade. Aumentamos de 10 para 32 o número de professores e nos tornamos a instituição de ensino com o maior número de jovens seguidores nas redes sociais no estado de Goiás. Como se tudo isso não bastasse, temos nossa própria editora, que abastece, com um material de excelência, todo o projeto. De fato, um crescimento astronômico.

Qual o segredo de todo esse sucesso? Trabalho. Muito trabalho!

Nós, diretores e gestores, não gostamos da frase: "eu farei o possível". Preferimos: "eu farei o meu melhor".

O questionamento que sempre nos fazem:

"Dá para fazer melhor que os outros?".

E nossa resposta: “Sim. Sempre dá. Basta ter foco”.

Hoje, nosso grande objetivo é ser uma instituição de ensino que seja referência no cenário nacional. Mas, para isso, temos uma série de metas a serem cumpridas. A primeira delas é fazer do COPE - COLÉGIO PREPARAENEM o maior curso preparatório para o Enem e vestibulares de Goiânia.

Professores, alunos, funcionários, familiares e amigos são peças fundamentais nessa jornada. Juntos, escreveremos uma nova história na educação dessa cidade.

Agradecemos a confiança e a participação de todos na materialização deste sonho! Obrigado!

- Direção COPE